A Doutrina do Espírito Santo
.1. INTRODUÇÃO
É absolutamente necessário conhecer o que a Bíblia ensina sobre o Espírito Santo. A falta de conhecimento desta doutrina tem causado grande prejuízo espiritual na vida de muitos. Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” (Mt 22.29). Muitos hoje dizem a respeito do Espírito Santo: “Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo” (At 19.2). Paulo escreveu acerca dos dons espirituais: “Não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1 Co 12.1). Por que é tão necessário que conheçamos também o Espírito Santo?
1.1. Porque o Espírito Santo é Deus
Conhecer a Deus é conhecer toda a Trindade, porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um (1Jo 5.7).
1.2. Porque estamos em sua dispensação
Devemos aprender a conhecer o Espírito Santo, porque vivemos na dispensação do Espírito (2 Co 3.6-8).
1.2.1. A dispensação do Pai
Em todo o tempo do Antigo Testamento, vemos de modo nítido que o próprio Deus sempre estava à frente de tudo.
1.2.2. A dispensação do Filho
Começou quando Jesus se fez homem e apareceu no cenário deste mundo. Deus então falou pelo Filho (Hb 1.1.).
1.2.3. A dispensação do Espírito
Começou quando Jesus chegou ao céu, após a sua ascensão, e enviou o Espírito Santo para o mundo (At 2.32.33) para ficar conosco (Jo 14.16), e não como no tempo do Antigo Testamento, quando o Espírito Santo somente se manifestava esporadicamente (1 Sm 10.10). Ele anuncia as coisas de Deus (Jo 16.15). Nessa dispensação, tanto Deus quanto o Filho operam através do Espírito Santo (At 14.27).
1.3. Porque nos últimos dias Deus derramará o Espírito Santo sobre toda a carne (At 2.17)
Embora o Espírito Santo venha operando desde o dia de Pentecostes, a palavra profética prevê um derramamento ainda maior nos últimos tempos.
.2. O ESPÍRITO SANTO É DEUS
O Espírito Santo não é simplesmente uma influência benéfica ou um poder impessoal. É uma pessoa, assim como Deus e Jesus o são.
2.1. O Espírito Santo é chamado Deus (At 5.3,4) e Senhor (2 Co 3.18)
2.2. O Espírito Santo faz parte da Santíssima Trindade
Ele é mencionado junto com o Pai e o Filho (Mt 28.19) e a Bíblia afirma que os três são um (1 Jo 5.7). Assim, há “um só Espírito” (Ef 4.4); “um só Senhor” (Ef 4.5); e “um só Deus e Pai de todos” (Ef 4.6).
2.3. Ao Espírito Santo são atribuídas obras exclusivas da divindade
Ele tomou parte ativa na criação em geral (Sl 104.30), na restauração do mundo após o caos (Gn 1.2) e na criação especial do homem (Jó 33.4). Ele inspirou a Palavra de Deus (1 Pe 1.11).
2.4. Ao Espírito Santo são atribuídas as características essenciais da divindade
Ele possui eternidade (Hb 9.14), é onisciente (1 Co 2.10,11), onipresente (Sl 139.7-10) e onipotente (Lc 1.35).
.3. O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA
3.1. A Bíblia usa pronome pessoal em relação ao Espírito Santo
“Quando Ele vier...” (Jo 16.8,13; 14,26).
3.2. A Bíblia dá ao Espírito Santo atributos de personalidade
Ele tem vontade: “O mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer” (1 Co 12.11).
3.3. A Bíblia atribui ao Espírito Santo atividades pessoais
“Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar” (Jo 14.26); “O Espírito penetra todas as coisas (1 Co 2.10)"; “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito” (Rm 8.16).
3.4. A Bíblia descreve atitudes de homens para com o Espírito Santo
Usando expressões que se usam nas relações entre pessoas: “Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo?” (At 5.3).
.4 O ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DOS SEUS NOMES
A Bíblia registra vários nomes do Espírito Santo, os quais expressam algumas das diferentes características que Ele possui. Por meio desses nomes, podemos penetrar no conhecimento sobre a sua natureza e também compreender algo da obra que Ele quer fazer em nós e por nós.
. Nomes que expressam a natureza do Espírito Santo
. Espírito Santo (Ef 1.13)
. Espírito da verdade (Jo 16.13)
. Espírito de amor (2 Tm 1.7)
. Nomes que expressam a obra do Espírito Santo
5. SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
Um símbolo é um tipo, um elemento importante que representa alguma coisa por semelhança, e sobre ela traz esclarecimentos.
5.1. Na Bíblia existem vários símbolos do Espírito Santo
Jesus usou, no ensino sobre o Espírito Santo, vários símbolos. Ele falou de “rios de água viva” (Jo 7.37039); disse: “Vim lançar fogo na terra” (Lc 12.49), “O vento assopra onde quer” (Jo 3.8). Falando da sua experiência com o Espírito Santo, afirmou: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu” (Lc 4.18). Falou ainda da necessidade de levar azeite nas vasilhas (Mt 25.2-4). Quando Jesus foi batizado nas águas, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea de uma pomba (Lc 3.22).
O médico Lucas, autor de Atos dos Apóstolos, usou, quando escreveu sobre o milagre do Pentecostes, dois símbolos: o vento (At 2.2) e as “línguas de fogo” (At 2.3).
O profeta Joel, quando profetizou sobre o derramamento do Espírito, usou como símbolo a chuva (Jl 2.23). Quando o rei Davi profetizou sobre o derramamento do Espírito Santo na Igreja, o Corpo de Cristo, usou dois símbolos: “o óleo precioso” e “o orvalho” (Sl 133.2,3).
6. AS OBRAS DO ESPÍRITO SANTO
As obras do Espírito Santo provam a sua divindade, assim como as obras que Jesus realizou como homem comprovam que Ele é o Filho de Deus (Jo 5.36). O Espírito Santo sempre opera em conjunto com a Trindade, pois é o ativador de todas as coisas. Vejamos aqui somente algumas dessas obras, pois é inteiramente impossível estudar todas.
6.3. O Espírito Santo transmite a natureza divina pelo fruto do Espírito
7. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
O Reino de Deus consiste em virtude (1 Co 4.20), pois é o domínio do Deus Todo-poderoso (Gn 17.1). Deus é a fonte de poder (1 Cr 29.11). Quando Deus, para libertar os homens do poder de Satanás (At 26.18) e da potestade das trevas (Cl 1.13) deu o seu Filho unigênito, esse, pela sua vitória na cruz do Gólgota (Cl 2.14,15), foi feito poder de Deus (1 Co 1.24). O Evangelho, que fala dessa salvação, é também poder de Deus (Rm 1.16). Quando alguém aceita Jesus e crê na sua Palavra, recebe poder para ser feito filho de Deus (Jo 1.12-14). A Bíblia revela que Deus tem preparado para os seus uma bênção de poder, a qual oferece a todos - o batismo com o Espírito Santo (Lc 24.48,49).
A Bíblia usa diferentes nomes sobre essa experiência. Vejamos:
7.2. A finalidade do batismo com o Espírito Santo
A finalidade principal do batismo no o Espírito Santo é o relacionamento de poder. Foi sobre esse poder que Jesus falou antes de deixar os seus discípulos (Lc 24.49). Esse poder era a maior necessidade deles (At 1.8).
8. O ESPÍRITO SANTO TRANSMITE O PODER E A SABEDORIA DE DEUS ATRAVÉS DOS DONS ESPIRITUAIS
8.1. A santificação dos dons espirituais
8.1.1. Definição
Os dons espirituais são meios pelos quais o Espírito revela o poder e a sabedoria de Deus através de instrumentos humanos, que os recebem e bem usam (1 Co 12.7,11).
8.1.2. O que são dons espirituais (1 Co 12.7,8, 11)
A palavra “dom” vem do grego charisma, que significa “um dom pela graça”. Como o batismo no o Espírito Santo é um dom (At 2.38), também os dons espirituais são dádivas. Não se trata aqui de mera capacidade ou de dotes naturais que tenham sido melhorados ou aperfeiçoados pela operação do Espírito Santo. Não se trata de merecimento humano, mas da manifestação de um milagre. É uma coisa dada.
8.2. A finalidade da operação dos dons na Igreja
Pelo ensino do Novo Testamento vemos a grande importância que os dons espirituais representam no plano de Deus (1 Co 12.1). O portador de um dom não o recebe para proveito próprio ou para usá-lo quando ou como achar melhor. São dados aos membros do Corpo de Cristo para que sejam usados conforme a direção de Jesus, que é a cabeça da Igreja (1 Co 12.12,27).
8.3. Os dons espirituais e o fruto do Espírito andam juntos
Quando o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios, observou que a irregularidade ali existente no uso dos dons era a falta do fruto do Espírito entre os crentes. Por isso, intercalou entre os capítulos 12 e 14, onde fala a respeito do uso correto dos dons, um capítulo inteiro - o 13 - , que contém ensino substancial sobre a evidência maior do fruto do Espírito, a caridade (ou amor, versão revisada da IBB, Gl 5.22). Primeiro enfatizou que o uso de qualquer dom é inútil se não houver caridade (1 Co 13.1-3). Depois descreveu as qualidades da caridade (1 Co 13.4-8). Com isso, evidenciou que foi exatamente a falta da manifestação do fruto do Espírito, isto é, da caridade, que trouxe problemas no uso dos dons.
8.4. A Palavra de Deus é a autoridade, o código para o uso dos dons
8.4.1. Os dons são limitados pela Palavra
A Palavra nos mostra que, no uso dos dons, devemos aprender a “não ir além do que está escrito” (1 Co 4.6). As manifestações dos dons não podem entrar em choque com a Palavra de Deus, porque jamais poderá haver contradição entre a manifestação do Espírito Santo na Palavra (2 Pe 1.21) e a sua manifestação pelos dons (1 Co 12.7).
.9 O ESPÍRITO SANTO OPERA TAMBÉM PELOS MINISTÉRIOS
9.1. A significação do ministério
A palavra “ministro” (1 Co 3.5) significa um servo de Deus que ocupa um “ministério” (1 Co 4.1,2), que é um encargo constituído por Deus, que, da parte de Cristo (2 Co 5.20), funciona na “Igreja do Deus vivo” (1 Tm 3.15). Os ministros são os instrumentos pelos quais Jesus, o cabeça da Igreja, executa a sua direção sobre ela
.9.2. Os ministérios na dispensação da Igreja
Os ministérios da Palavra de Deus são cinco (Ef 4.11).
9.3. Outros encargos na Igreja
Conforme o Novo Testamento, a operação do Espírito Santo é absolutamente indispensável no exercício do ministério. O grande progresso registrado nos tempos dos apóstolos era o resultado da operação da plenitude do Espírito Santo. A solução dos problemas de hoje está em voltar para os caminhos antigos. Aquele que quiser gozar as vitórias dos tempos apostólicos deve também trilhar os caminhos que eles trilharam.
10. A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO É CONDICIONAL
10.1. Atitudes negativas que impedem a operação do Espírito Santo